Laboratório Laboran

(49) 3566.2155 / 3566.7350

citometria

CITOMETRIA DE FLUXO

A citometria de fluxo pode ser explicada como uma ferramenta diagnóstica que utiliza métodos combinados de laser, hidrodinâmica, ótica e computação para determinar características estruturais e funcionais de células e partículas biológicas, suspendendo-os em um fluxo de fluido, passando por um aparelho de detecção eletrônica.

A tecnologia tem aplicações em vários campos, incluindo biologia molecular, patologia e imunologia com ampla utilização na medicina, especialmente em transplantes, hematologia, avaliações do sistema imune, imunologia do tumor e quimioterapia.

Imunofenotipagem e marcadores celulares

A imunofenotipagem é uma técnica utilizada na identificação e distinção de tipos celulares. Para tanto, utiliza anticorpos monoclonais marcados com fluorocromos para analisar qualitativa e quantitativamente padrões de expressão de antígenos celulares chamados “clusters of dierentiation” ou CD. Cada tipo de célula possui um padrão próprio de expressão desses antígenos, assim é possível identificar com precisão a célula de interesse.

Essa técnica é muito utilizada nos diagnósticos hematológicos, principalmente de leucemias e linfomas. Também é empregada no monitoramento de doenças infecciosas como a Aids. A técnica de imunofenotipagem é realizada com tecnologia de última geração, por citometria de fluxo.

Diagnóstico laboratorial
O LABORAN oferece diferentes soluções em citometria de fluxo (ver tabela abaixo). Profissionais com experiência e rigorosos padrões de qualidade garantem resultados seguros e confiáveis, além de prazos adequados para atender a necessidade do cliente.

Nome dos exames

CD3
95% dos timócitos – linfócitos T.

CD19
Mais de 95% dos linfócitos B.

CD4
Linfócitos T auxiliares (55% a 65% dos linfócitos T no sangue periférico), mas também em monócitos, macrófagos e células dendríticas.

CD20
Todos os linfócitos B maduros do tecido linfóide e sangue periférico.

CD 8
Linfócitos T citotóxicos (25% a 35% dos linfócitos T no sangue periférico). CD56 CD 56 Células Natural Killer.

Para maiores informações acesse o Menu de Exames em nosso site aqui.

Certificados